_DSC0301

Como parte do curso de formação para novos membros do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Educação, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e corregedora-geral em exercício, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, levou os promotores substitutos para conhecerem um pouco da estrutura da saúde municipal de Rio Branco. A equipe visitou o Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), na tarde desta terça-feira, 7.

_DSC0256Antes da visita, as equipes do Caop e do Centro Especialidades em Saúde (CES) do MPAC apresentaram a estrutura das unidades, falando sobe os atendimentos e os profissionais que a instituição dispõe. Na oportunidade, foi apresentado o perfil epidemiológico do MP Estadual e executada uma dinâmica relacionada à saúde do trabalhador.

Após esse momento teórico, membros e servidores seguiram para o Huerb, a fim de conhecer a unidade e demonstrar a atuação ministerial, além de vivenciar a realidade daquela unidade find on this page.

Segundo a procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, a iniciativa segue o que diz o corregedor nacional do Ministério Público, Cláudio Portela. “Segundo o corregedor, devemos visitar as unidades de saúde e tentar resolver os problemas vivenciados sem burocracia, assim como dar resposta ao cidadão que busca atendimento no MP”, contou.

_DSC0547

A programação foi elogiada pela promotora substituta Juliana Hoff, que considera a ação esclarecedora, pois comprovou o preparo de toda a equipe na fiscalização exercida nas unidades de saúde. “Durante a visita, aprendemos, na prática, a importância de conferir pessoalmente o funcionamento das unidades hospitalares, aprendizado esse de grande relevância para a nossa atuação nos municípios do interior do estado”, finalizou.

_DSC0552

Tiago Teles- Agência de Notícias do MPAC