O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou nesta sexta-feira, 26, um Webinar para discutir sobre “Proteção dos direitos fundamentais em tempos de pandemia”. Para falar sobre o assunto, o convidado especial foi o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Cristiano Chaves.

O membro do MP baiano foi recebido pela procuradora-geral de Justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues e pela diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), procuradora de Justiça Patrícia Rego. O Webinar foi mediado pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos e coordenador do CAOP de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes.

“Eu creio que essa discussão é, de fato, muito relevante para esse momento, tendo em vista que todos nós estamos bastante envolvidos nas demandas e necessidades, muitas vezes urgentes, geradas pela pandemia, mas é importante que exerçamos nosso papel garantindo a proteção dos direitos fundamentais”, destacou a PGJ.

Como mediador do encontro, Sammy Barbosa Lopes fez a apresentação do convidado, destacou sua trajetória profissional e comentou sobre a temática. “Certeza que esta discussão foi muito profícua. pois este é um tema atual e urgente, sobretudo, nesses tempos de ascensão do “neobscurantismo””, destacou o mediador.

O palestrante por sua vez, fez uma ênfase à temática dos direitos humanos e a importância de enxerga-los de forma positiva. Também chamou a atenção para a proteção da igualdade e da liberdade e destacou quais temáticas incidem os direitos fundamentais. “Esta é uma discussão relevante que está na agenda do dia e interessa muito ao Ministério Público brasileiro e, sobretudo, a sociedade”, disse.

O Webinar do MPAC é uma realização do CEAF. As conferências onlines são organizadas com o apoio da Secretaria Geral do MPAC e tem transmissão simultânea pelo Zoom e pelo canal do MPAC no Youtube. A íntegra da palestra está disponível no canal do MPAC no Youtube.

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC