Matéria extraída do site do MPAC em 05 de junho de 2023.
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizou nesta segunda-feira, 5, o encerramento do curso básico de Libras para servidores da instituição. Na ocasião, foi concedida a certificação aos alunos, que receberam noções necessárias para uma comunicação básica na língua de sinais.
Com duração de sete meses e totalizando 120 horas de carga horária, o curso foi ministrado na sala multiuso do Ceaf pela intérprete de Libras/Português e servidora do MPAC, Adryenne Miranda.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, participou do encerramento e assistiu a uma demonstração de atendimento em Libras realizada por servidoras que participaram do curso. Ele enfatizou a importância do estudo prático da língua de sinais, ressaltando como essa qualificação contribuirá para a melhoria do atendimento institucional.
“Parabenizo a todos que se dedicaram a adquirir esse conhecimento, que certamente será muito útil para o desempenho de suas funções e torna o Ministério Público uma instituição diferenciada no que diz respeito à inclusão. Agradeço a dedicação, que está alinhada com nossa missão de incluir e atender bem a todos os cidadãos. O que foi realizado aqui é a concretização do que a Constituição determina. Estou muito feliz com o sucesso do curso”, afirmou.
A diretora do Ceaf, promotora de Justiça Joana D’Arc Dias Martins, destacou a relevância da capacitação dos servidores e a promoção da inclusão e acessibilidade no âmbito do MPAC. Ela anunciou que o curso de formação para novos promotores substitutos aprovados no último concurso da instituição também contará com aulas ministradas pela intérprete Adryenne Miranda.
“Estou muito feliz com os resultados obtidos com esse curso e adianto que a formação inicial para novos promotores terá aulas ministradas pela nossa intérprete, Adryenne Miranda. Parabenizo a todos que participaram e se esforçaram durante as aulas. É muito importante que continuemos nos aprimorando e aprendendo sempre mais”, disse.