O primeiro ato da nova gestão da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, reconduzida ao cargo na última sexta-feira, 31, foi a aula inaugural do Curso de Formação de Ingresso de Estagiários na instituição, realizada nesta segunda-feira, 3, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

Os 40 estagiários que ingressam no órgão ministerial vão atuar em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Bujari nas áreas de Direito, Administração, Sistema de Informação, Psicologia, Serviço Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Engenharia Civil. O processo seletivo para contratação dos estudantes teve início em setembro do ano passado. A carga horário de trabalho é de 30 horas semanais, com bolsa mensal no valor de 1 (um) salário mínimo mais auxilio transporte.

A procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, deu boas vindas aos ingressos e destacou a missão institucional do MPAC.

“Essa é a concretização de um sonho. O desejo de termos estagiários remunerados em nossos quadros era antigo, conseguimos realizá-lo com planejamento, organização e determinação. Estou muito feliz e emocionada desse ser o primeiro ato da nossa nova gestão”, disse a procuradora-geral de Justiça.

Kátia Rejane ressaltou aos presentes que a missão institucional do Ministério Público é servir com excelência e humildade a população.

“Desejo que essa experiência seja muito profícua e de grande valia para o futuro profissional de cada um. Além disso, os novos estagiários vão contribuir com o fortalecimento institucional e as metas do MP resolutivo”, finalizou.

De seu lado, a coordenadora do Ceaf, procuradora de Justiça, Patrícia do Amorim Rêgo, destacou que o estágio é uma oportunidade de aprendizado e evolução na carreira profissional.

“Estamos fazendo história, essa é a primeira turma de estagiários remunerados do Ministério Público do Acre. Desejo sucesso aos ingressos nesse que é o primeiro passo para uma carreira de sucesso, que essa experiência possa enriquecer de conhecimento a vida de cada um”, disse Patrícia do Amorim Rêgo.

O representante do Centro Integrado Empresa-Escola (Ciee) no Acre, Luiz André Oliveira, enfatizou que a parceria com o MPAC vai contribuir sobremaneira para a formação dos jovens estudantes.

“Uma instituição respeitada como é o Ministério Público tem muito a colaborar com a formação profissional e aprendizado desses estudantes. Estamos muito felizes pela concretização dessa parceria”, disse.

A acadêmica do curso de direito, Karine Vina de Oliveira, confessou ser a realização de um sonho começar sua vida profissional no Ministério Público.

“Esse é o meu primeiro estágio, também fui aprovada em processo seletivo de outro órgão, mas escolhi começar minha vida profissional no Ministério Público. Espero que possa aprender muito e contribuir com essa conceituada instituição”, disse.

Curso de formação

A capacitação terá duração de 60 horas, o conteúdo programático prevê abordagem histórica e cultural do Ministério Público, ética profissional, planejamento e gestão, entre outros. A aula inaugural foi ministrada pelo procurador de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Dos 40 estagiários, três participam do curso de formação via internet na unidade ministerial de Cruzeiro do Sul.

Participaram ainda da aula inaugural a procuradora de Justiça, Patrícia do Amorim Rêgo, diretora do Ceaf, o procurador de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, o promotor de Justiça, Glaucio Ney Shiroma Oshiro, vice-diretor do Ceaf, e o supervisor de unidade do Ciee no Acre, Luiz André Oliveira.

Andréia Oliveira – Agência de Notícias do MPAC